Quando o português chegou Debaixo de uma bruta chuva Vestiu o índio Que pena! Fosse uma manhã de sol O índio tinha despido O português. Oswald de Andrade
LITERATURA DE CORDEL OBJETIVO(S) - Conhecer a literatura de cordel - Produção cultural, análise da linguagem verbal e não verbal e o suporte. - Compreender a técnica da xilogravura (conhecer o processo de entalhe e impressão) - Conhecer artistas que trabalham com a literatura de cordel. - Valorizar as diversas culturas do país, sua contribuição para a identidade nacional. - Reconhecer a influência da cultura nordestina em outras culturas no Brasil. CONTEÚDO(S) - Leitura e interpretação de cordel TEMPO ESTIMADO Um mês MATERIAL NECESSÁRIO - Cordel, vídeo, caixa de papelão, lápis de olho, livros de lendas e fábulas. DESENVOLVIMENTO: 1ª ETAPA - Conversa com a turma sobre a literatura de cordel: sua origem, o porquê do nome, seu desenvolvimento no Brasil, o preconceito que pesou sobre o gênero no passado, sua valorização nos dias de hoje etc. - Linha, forma, plano, profundidade espacial (artes) - Regiões do Brasil: Norte, N
Comentários
Postar um comentário