Sequência Didática
Tarsila do Amaral
Objetivos:
- Conhecer a vida e a obra de Tarsila do Amaral;
- Localizar nos mapas a cidade natal de Tarsila do Amaral;
- Conhecer alguns aspectos culturais da região;
- Produzir trabalhos escritos e artísticos.
Desenvolvimento:
Passo 1: Roda de conversa, apresentando obras de Tarsila. Destacar características das obras “O Mamoeiro” e “A Cuca”. Propor que reproduzam uma das obras de próprio punho e posteriormente, utilizando o programa de computador Paint, em uma versão contemporânea.
Passo 2: Neste momento, apresentar a biografia de Tarsila. Produzir um pequeno jornal sobre a vida da artista, utilizando programa Publisher.
Propor uma pesquisa sobre a cidade da artista, utilizando mapas, globo terrestre e/ou Google Earth. Utilizar uma dessas tecnologias para localizar o Brasil, depois o estado onde eles se encontram, em seguida, localizem o estado de São Paulo. Apresentar aos alunos um vídeo sobre a cidade de Tarsila. “A leitura dos textos será através da língua de sinais e individualmente para aqueles que dominam o português na modalidade escrita”.
Passo 3: Pesquisar sobre o momento histórico que influenciou a artista.
Passo 4: Analisar algumas obras escolhidas por eles e montar um Power Point.
Passo 5: Cada aluno escolherá uma obra que represente o cubismo, um momento pitoresco, um afetivo, religioso, político...
Passo 6: Terminada a reprodução serão expostos em um mural os trabalhos.
Avaliação:
Na minha avaliação considero conhecimentos anteriores e os foram acrescentados e principalmente o que de funcional da língua portuguesa na modalidade escrita os alunos surdos se apropriaram.
Comentários
Postar um comentário